RECURSO DE DECISÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI – APELAÇÃO ?
Como se sabe, a característica do recurso intitulado APELAÇÃO é, precisamente, a de a instância ad quem rever o mérito da decisão recorrida, ou seja, substituir o decisório que terá sido proferido pelo juízo a quo, isso para reforma-lo, ou mesmo para o confirmar.
Ora, como ao Júri é constitucionalmente assegurada “a soberania dos veredictos” (CF, art. 5º, caput, inc. XXXVIII, alínea c), no caso de a defesa se inconformar com decisão condenatória, - isto é, se desejar pleitear para que a condenação não prevaleça, - se isso quizer, dizia, não terá como esperar que o Tribunal possa reexaminar o mérito, para então (no caso), absolver o réu.
O que poderá ocorrer, - se vier a ser provido o recurso da defesa, - será a determinação de um novo julgamento pelo Júri.
Então, a mim parece que o Código, na espécie, laborou em erro, ao prever como recurso, em casos que tais, a APELAÇÃO, quando, no meu entender , S. O . J (salvo outro juízo) o recurso deveria ser algum outro (com diversa denominação), como, verbi gratia, o chamado recurso em sentido estrito..
Nenhum comentário:
Postar um comentário